quinta-feira, 21 de abril de 2011

Educação de surdos em Luanda

Luanda - O Instituto Nacional para Educação Especial procedeu esta segunda-feira, em Luanda, à abertura do segundo curso metodológico de capacitação de trinta docentes para o ensino da língua portuguesa escrita dirigido para alunos surdos, no quadro da cooperação existente com o Brasil neste domínio.
 
Em declarações à Angop, a directora geral do referido instituto, Maria de Lurdes, que efectuou a abertura oficial do curso, disse que o acto tem como objectivo capacitar docentes angolanos para a supressão de lacunas nesta vertente especializada do ensino.
 
Maria de Lurdes disse que parte do fracasso existente na transmissão de conhecimentos para alunos com necessidades especiais se deve exactamente à falta de domínio, em alguns casos, de ferramentas como a língua por parte de docentes, isto é na relação que se estabelece entre a comunicação gestual (primeira língua dos surdos) e a escrita portuguesa (segunda língua).
 
Segundo Maria de Lurdes, que considera de grande valia a inclusão de estudantes especiais no ensino geral e normal de ensino, os docentes abrangidos nesta formação de língua portuguesa para surdos devem romper as barreiras e estigmas, trabalhando arduamente para garantir a compreensão dos métodos de ensino e facilitar a inclusão dos estudantes no ensino geral.
 
Com duração de dez dias, a formação abrange professores de educação básica da rede pública de ensino que realizam atendimento educacional especializado e professores que actuam nas classes comuns do ensino regular, além de coordenadores e gestores das escolas gerais.
 
Especificamente o curso, que se enquadra no programa Escola de Todos, pretende subsidiar a prática docente para o uso e emprego do sistema Braille integral, do código matemático unificado, da orientação e mobilidade e actividade da vida diária, do ensino da língua portuguesa para surdos, da comunicação alternativa e do desenvolvimento de actividades que trabalhem os processos mentais dos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário